Hola chicos!
Hoje resolvi escrever para quem está pensando em morar aqui. Antes de vir, busquei muitas informações em blogs e procurei gente que já tinha passado por essa experiência. Bom, eu mesma já morei aqui em 2011, mas como voltei depois de 5 anos já posso ver muita coisa que mudou desde lá.
Para você se tornar um cidadão em Barcelona, você precisa de muitas coisas, porém uma coisa depende da outra e você pode ficar meio desesperado de por onde começar.
Por exemplo: Para tirar o NIE você precisa de plano de saúde, para ter plano de saúde você precisa de conta no banco, para ter conta no banco você precisa ter o NIE. Ou seja, é uma grande confusão.
Onde morar? Como procurar?
Quando eu cheguei o primeiro passo é claro que é buscar um piso para morar. Foi super difícil pois eu peguei a época de início das faculdades e todos os apartamentos de Barcelona já estavam alugados. A demanda por ap aqui é GIGANTE, uma coisa fora do comum, então já aviso que se você pretende buscar em AGOSTO, vai demorar um tempão.
Os site que eu mais utilizei foi o http://www.idealista.com/, esse site é ótimo e tem muitas opções e filtros. Você pode escolher casa inteira ou habitación para compartilhar.
Claro que eu esgotei todas minhas possibilidades no idealista e parti para milhões de site de imobiliárias, os quais vou passar alguns aqui:
https://www.shbarcelona.com/ (Aluguei aqui quando fiz intercâmbio)
Já adianto que a maioria pede 2 meses de fianza (te devolvem no final do contrato), aproximadamente 1 mês de aluguel de taxa da imobiliária (que não devolvem) e também pedem seus últimos holerites ou algum fiador de Barcelona para assinar o contrato (isso é bem complicado).
Início do Labirinto: Conta bancária
O único banco que me deixou abrir conta sem que eu tivesse o NIE ainda, foi a La Caixa. Esse banco tem um em cada esquina e eu acho ele ótimo. Também sei que se você for estudante você consegue abrir conta com o passaporte no Santander também, já tive conta lá também e não tive problemas.
Seguro Saúde:
Para fazer o NIE, você também precisa de seguro saúde. Eu fiz o Adeslas, que é o plano de saúde da La Caixa e estava dentro dos melhores daqui e com a média de preço igual a dos outro que também dizem que é bom, o Sanitas.
Sinceramente, eu tive que ir ao médico algumas vezes e sempre consegui marcar consultas e exames super rápido sem grandes problemas ou burocracias.
O plano mais TOP é 56 euros. (Cobre TUDO!)
Empadronamiento:
Quando você encontra um apartamento aqui em Barcelona, logo depois você tem que se empadronar. É para eles saberem onde você mora e os serviços de qual bairro você vai usar caso precise.
Para pedir uma cita, basta você entrar no site abaixo e marcar. É rápido, fácil e sem nenhum lenga lenga.
NIE: (Documento de identidade de estrangeiro)
Depois que você já tiver tudo isso, você FINALMENTE vai poder ser um cidadão em Barcelona (e na Espanha).
Já adianto que as citas prévias para tirar o NIE demora séculos e você tem que tentar a cada dia. Os horários ficam disponível geralmente segunda-feira de manhã, mas é uma luta por horário e você pode demorar algum tempo. Eu demorei 15 dias no mínimo para conseguir e horário depois de 1 mês.
Caso você seja cidadão europeu, você vai selecionar para tirar o Certificado de Registro Ciudadano de la Unión. (Você não tem nenhuma vantagem nas vagas de cita prévia,)
Você tem que levar todos os documentos que eles pedem: Conta no Banco, Extrato comprovando que você tem dinheiro para se manter, Seguro Saúde, Empadronamiento e dois formulários que eles te dão para preencher. O Certificado de Cidadão da União Européia custou 10.56 euros, se não me engano.
Você consegue tentar uma cita prévia aqui:
Depois disso você pode tirar sua Seguridad Social para trabalhar, caso você tenha permissão ou visto. A Seguridad Social é tipo a carteira de trabalho do Brasil. É facil e grátis. Tem vários pontos espalhados pela cidade e é só você chegar com os documentos e tirar o número.
Caso você queira, também pode marcar Cita Prévia aqui:
Bom gente, espero ter ajudado os futuros cidadãos de Barcelona.
Beijos
Bárbara
Nenhum comentário:
Postar um comentário